terça-feira, 19 de agosto de 2014
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
CAPACITAÇÃO
DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NAS APAEs DA REGIÃO SERRANA
OFICINA: BOCHA PARALÍMPICA
No
dia 14 de agosto de 2014, da APAE de Lages por meio do setor de Educação Física
realizou-se a Oficina de Bocha Paralímpica com a orientação do professor de
Educação Física Fabrício Marcelo Ribeiro Matos da APAE Lages e a colaboração da
professora Karla Costa das Asdef e professores de Educação Física da APAE Lages:
Luciana de Fátima Perin Marcinichen, Geni Aparecida Garcia Antunes e Mirian de
Fátima de Oliveira Macedo. O evento aconteceu
na Sala de Educação Física com explanação em Power point e no Ginásio da
instituição com a prática desportiva, com objetivo de apresentar aos
profissionais de Educação Física da Região Serrana que atuam nas APAES à BOCHA PARALIMPICA, como ferramenta de
integração e, ainda, garimpar futuros talentos para futuras competições na
Região Serrana e nos demais níveis, estavam presentes alguns alunos/atletas das APAES da Região.
Fabrício e Karla (orientadores)
Atletas
Demonstrações e práticas
Demonstrações e práticas
Demonstrações e práticas
Demonstrações e práticas
Demonstrações e práticas
Participantes da capacitação
“O
jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo
crescimento em todo mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a
pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora, propiciando uma
verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação com outros alunos
sem deficiência”. (CAMPEÃO 2003).
COMO SE JOGA BOCHA PARALÍMPICA?
O jogo de bocha e um jogo competitivo
que pode ser praticado individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é
realizada com um conjunto de bolas de bocha que consiste em seis bolas azuis,
seis bolas vermelhas e uma bola branca, em uma quadra especialmente marcada de
superfície plana e lisa. A sua finalidade principal é a mesma do bocha
convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas próximas da bola-alvo.
O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número
de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras
funções, a capacidade viso-motor. Finalmente, a bocha é uma atividade na quais
indivíduos com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver
um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para
permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares,
tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteiras.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇA DO CHAPÉU
DANÇA DO CHAPÉU
A atividade desenvolvida com o grupo de Ocupacional matutino durante a aula de educação física com as professoras Mirian e Fernanda.
Objetivo: estimular
a socialização, desenvolver a coordenação motora, noção espacial.
Conteúdo: Dança do chapéu.
Atividade: Os alunos ficam em circulo em pé ou sentados, um
deles estará usando chapéu e ao sinal do professor ele deverá por o chapéu na
cabeça do amigo do lado. O professor faz sinal que acabou o tempo e o aluno que
estiver usando o chapéu vai para o meio do circulo.
Variações: os alunos podem andar de lado ou de frente enquanto
passam o chapéu; o professor pode pedir que passem o chapéu para a esquerda ou
direita e frente ou trás; os alunos podem dançar ou andar em duplas e quem está
de chapéu (sem dupla) entrega o chapéu para um amigo trocando de lugar com o
mesmo que deverá entregar o chapéu para outro amigo, pode ter dois chapéus, um
para meninas e outro para meninos.
Material
de apoio: chapéu, aparelho
de som (para grupos de ouvintes) e espaço amplo onde os alunos possam se
movimentar livremente.
A estimulação às atividades físicas juntamente com a socialização, desenvolvem a coordenação motora, desperta a
percepção corporal, noção espacial, e o mais importante a socialização entre
colegas.
domingo, 3 de agosto de 2014
quinta-feira, 31 de julho de 2014
PALESTRA SOBRE AUTISMO - MIGUEL HIGUERA CANCINO
AUTISMO
Nos dias 28 e 29/07/2014, no CCJ da UNIPLAC/Lages - SC, Miguel Higuera Cancino abordou em sua palestra o que é o autismo,
quais são os principais mitos, os aspectos positivos, personagens famosos com
autismo, autismo e inclusão. Cancino é fonoaudiólogo, mestre em Educação
Superior e especialista com mais de 27 anos de experiência em Autismo,
Asperger, Síndrome de Down e SDHA. É autor dos livros Transtornos do
Desenvolvimento e da Comunicação e Meu Filho não Fala, onde relata sua
experiência como profissional e pai de um autista.
O autismo foi identificado nos anos 1940 pelos médicos Leo Kanner e Hans
Asperger. Obviamente é um estado que sempre existiu em todas as épocas e
culturas. A partir dos estudos destes autores, outras pesquisas se seguiram no
conhecimento desta síndrome. Assim, hoje os autistas são reconhecidos por
características que podem se apresentar em conjunto ou isoladamente. Apresentam
isolamento mental, daí o nome autismo. Esse isolamento despreza, exclui e
ignora o que vem do mundo externo. Possuem uma insistência obsessiva na repetição,
com movimentos e barulhos repetitivos e estereotipados, adotam elaborados
rituais e rotinas, têm fixações e fascinações altamente direcionadas e
intensas, apresentam escassez de expressões faciais e gestos, não olham
diretamente para as pessoas, têm uma utilização anormal da linguagem,
apresentam boas relações com objetos e apresentam ansiedade excessiva.
A inclusão social dos autistas depende de um trabalho
integrado com a família e o mais importante a informação.
FONTE:
http://www.centrodynamis.com.br
quarta-feira, 16 de julho de 2014
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES 2014/1
PARABÉNS A VOCÊ!
A alegria brilha nos olhos de quem sabe curtir
A emoção de simplesmente viver.
Viva com disposição, entusiasmo, fazendo o que gosta
e realizando seus sonhos.
Parabéns aos Aniversariantes!!!
Jantar dos aniversariantes 2014/1
sexta-feira, 11 de julho de 2014
PALESTRA: CURRÍCULO FUNCIONAL
Foi realizado hoje dia 11 de julho, no Salão de
Atos do CCJ na UNIPLAC, Lages, uma palestra com o tema Currículo Funcional
apresentado pela Psicóloga Marina Cobertta Benedet.
Princípios norteadores
· A pessoa como centro – olhar a pessoa além da deficiência.
· Concentração nas habilidades – concentrar-se naquilo que a
pessoa com deficiência PODE fazer, naquilo que ela FAZ BEM
· Todos podem aprender – “as maiores dificuldades não estão na
aprendizagem, mas no ensino” (SUPLINO, 2007, p.40)
· Participação da família no processo de aprendizagem – é peça
fundamental, sendo, inclusive, necessário trabalhar a família.
Palestrante Marina Cobertta Benedet
Currículo Funcional, um tema muito relevante
Participantes de várias APAEs
Um tema de importância e muito bem apresentado a todos os profissionais das APAEs que estavam presentes.
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