segunda-feira, 6 de julho de 2015

I° SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS

No dia 26 de junho de 2015, realizou-se o I° Seminário de Prevenção de Deficiências, organizado pela APAE/Lages – SC.
Ampliar o debate e difundir o conhecimento especializado acerca das ações de prevenção de deficiências durante o planejamento familiar, acompanhamento pré, peri e pós, criança que apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.


Imagens Gerais



Obrigado aos participantes deste evento onde propagar o conhecimento a respeito de prevenção de deficiências.

PROJETO LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE

A atividade de locomoção visa à necessidade de favorecer o pleno desenvolvimento, aprendizagem e habilidades para os alunos serem inseridos no mercado de trabalho.
Durante o processo de aquisição dessa autonomia se faz necessário proporcionar atividades que promovam reflexões, construção de conhecimento e elaboração de conceitos.
Para tanto, o aluno necessita de orientações, informações, dicas que facilitem a sua organização mental a partir do acesso a conhecimentos básicos que proporcionem habilidades, tais como: saber mentalmente seu endereço, conhecer o trajeto de ida e volta solicitar informações caso necessário, manter-se com atenção durante o processo de ida e vinda, ter noção do destino e em que ponto deverá desembarcar, enfim, ter condições de chegar a seu destino com segurança.






                Esta atividade está sendo possível através de um projeto ncaminhado para a empresa de ônibus urbano Transul a qual vinculamos parceria contando com a disponibilização de passagens para um grupo de alunos e profissionais da Turma de Iniciação para o Trabalho.
               


APAE INFORMA

Atualmente em nossa sociedade, por falta de conhecimento e/ou esclarecimento, existe uma equivocação em entender a diferença entre a pessoa com deficiência intelectual e o individuo que possui o transtorno mental, desta forma é importante que se compreenda os aspectos correlacionados.
A deficiência intelectual é uma alteração caracterizada por limitações significativas, tanto funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que se inicia antes dos 18 anos de idade, o QI é inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades (comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança), sendo resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento.
Enquanto o transtorno mental é caracterizado por um conjunto de comportamentos e atitudes que produzem danos nodesempenho global do individuo, causando impactos na sua vida social, ocupacional, familiar e pessoal, podendo ser desencadeado em qualquer fase da vida.
A deficiência intelectual e o transtorno mental são distintos e se distanciam, visto que,a principal diferença é que na deficiência intelectualocorre uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagir com o meio, enquanto que no transtorno mental essas funções estão desenvolvidas, mas ficam comprometidas por as funçõespsíquicas estarem alteradas. Definidas as diferenças entre essas, é possível encaminhar estes indivíduos para as entidades adequadas, para que assim recebam um atendimento adequado, garantindo que a pessoa com deficiência intelectual tenha o mesmo direito. Assegurado pela Constituição Federal: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência social, entre outros.


Priscila Rafaeli Floriani- Psicóloga (CRP 12\12782)
Coordenação de Defesa de Direitos e Mobilidade Social

APAE Lages - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais