APAE- LAGES
quinta-feira, 6 de abril de 2017
quinta-feira, 30 de março de 2017
O que é AUTISMO ou TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?
A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.
Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.
As pessoas com autismo podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial. Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – que podem ser mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode achar determinados sons de fundo, que outras pessoas ignorariam, insuportavelmente barulhentos. Isto pode causar ansiedade ou mesmo dor física.
Alguns indivíduos que são sub sensíveis podem não sentir dor ou temperaturas extremas. Algumas podem balançar rodar ou agitar as mãos para criar sensação, ou para ajudar com o balanço e postura ou para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria.
As pessoas com sensibilidade sensorial podem ter mais dificuldade no conhecimento adequado de seu próprio corpo. Consciência corporal é a forma como o corpo se comunica consigo mesmo ou com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
Início das Aulas
No dia 20/02 - Segunda-feira estamos esperando todos os alunos da Apae para o início das aulas. Os professores estão ansiosos para a chegada dos alunos. Desejamos a todos um bom começo de ano letivo. :)
Imagens: Google Imagens
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
PALESTRA ODONTOLOGIA - UNIFACVEST
A
turma do quinto semestre de odontologia
da UNIFACVEST, estiveram no dia de hoje, fazendo uma palestra sobre higiene bucal
junto aos alunos e profissionais na Apae de Lages.
Palestra período matutino
Palestra período vespertinos
Foram distribuídas escovas de dentes, folders explicativos e uma pesquisa simples. Os alunos também fizeram exame bucal nos alunos que solicitaram.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
POLÍCIA MILITAR NA ESCOLA
Hoje
dia 11 de outubro tivemos na Apae Lages a visita da Polícia Militar de
Santa Catarina. Uma tarde de muita integração entre os policiais e alunos.
Trazendo diversão e muita música!!!
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
terça-feira, 27 de setembro de 2016
CAMINHADA ECOLÓGICA - EPAGRI
No dia 22 de setembro, nossos alunos fizeram uma caminhada ecológica no terreno da EPAGRI/Lages. Deve-se esclarecer que os alunos são agentes participativos do processo
de conservação ambiental, e atitudes devem ser tomadas por eles também. Para
isso devem reconhecer a importância de se preservar áreas verdes para a
melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
A elaboração de
atividades extras sala é um método interessante, fazendo com que os estudantes
se interajam com o meio ambiente. Promova uma caminhada ecológica que foi
realizada na EPAGRI em Lages. Com a realização dessa atividade foi possível disponibilizar
o conhecimento de pesquisas realizadas no local, proporcionando momentos de
socialização e conscientização da preservação ambiental.
Agradecemos os funcionários Tásio Dresch Rech e Vilmar Francisco Zardo, pela recepção e direcionamento durante a caminhada realizada.
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