quarta-feira, 29 de abril de 2015

PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS


O Projeto de Lei nº 4.832/12 de autoria do Deputado Federal Onofre Santo Agostini, que “obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014. Esta Lei entra em vigor após decorridos 180 dias de sua publicação oficial.

O protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Com a aplicação desse protocolo é possível identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar. Pesquisas em todo o mundo têm comprovado a importância do diagnóstico e intervenção precoce dessa alteração. 
Com a aprovação dessa lei, o Brasil torna-se o primeiro país a oferecer esse teste em todas as maternidades, abrindo mais um campo de atuação para os profissionais da saúde e beneficiando a população.




Vídeo Explicativo

Nós Apoiamos essa Causa!!!



Teste da Linguinha
Para Mamar, Falar e
Viver Melhor!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PARAJASC 2015


CONVITE PARA O PARAJASC



Em nossa delegação fazem parte quatorze alunos que disputarão as modalidades de Atletismo, Bocha Paralímpica e Tênis de Mesa.
Os professores responsáveis são: Fabrício, Luciana e Priscila.


Boa sorte à todos!!!


sexta-feira, 17 de abril de 2015

PARABÉNS DIRETORA GISELLE

 
 
Fonte da Imagem: www.google.com.br
 

PROJETO DE PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS

A APAE de Lages tem três áreas de atuação que consiste em assistência social, saúde, educação com sua preponderância na área da assistência social, ressignificando sua atuação como uma sociedade civil organizada, reuniram-se nas dependências da entidade neste último dia 10 de abril, representantes dos seguimentos da educação: Universidade UNIASSELVI, UNIPLAC, UNIFACVEST, IFSC, 27º GERED, secretaria de educação municipal, PAPS, SENAI, secretaria da saúde; atenção básica, saúde da criança, Unimed e da assistência social: CRAS, CREAS, e o secretário municipal da assistência onde foi apresentado  e discutido entre os presentes a proposta do projeto de  prevenção de deficiências.



Segundo dados da OMS, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Com a evolução do conhecimento cientifico, o esperado seria que a taxa de incidência de deficiência fosse gradativamente diminuindo o que não está ocorrendo visto dados do senso IBGE os elevados índices de deficiência podem ser reduzidos investindo-se em prevenção. Com base nestes dados, propusemos parceria e trabalho em rede com a finalidade de estender a comunidade conhecimento e informações a respeito da prevenção das deficiências, assumindo seu compromisso histórico e de uma caminhada que perfazem em 2015 50 anos, acreditou que são com parcerias que as ações passam de linhas rebuscadas em papéis oficiais às ações gradativas e duradouras. E que estas sim, promovem a garantia e defesa de direitos.

 A equipe gestora agradece pela parceria.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

SESSÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO FISCAL NA CÂMARA DE VEREADORES DE LAGES

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire
Dia 14 de abril, em sessão especial a Câmara de Vereadores de Lages recebeu as 33 unidades escolares que durante 2014 desenvolveram atividades de Educação Fiscal e Cidadania. Na abertura deste evento apresentaram-se os Corais da ALAM  e da APAE Lages.
Antes de chegar até aqui, houve uma caminhada: A entidade APAE Lages foi contagiada pelo projeto de Educação Fiscal iniciado em 2013 com a presença do Dr. Mauro Brito Delegado da Receita Federal na cidade de Lages. E como desafio lançou a proposta da Educação Especial – APAE de Lages desenvolver o projeto de educação fiscal pioneiro no Brasil, pois estaríamos falando de Cidadania para uma das classes excluídas pela sociedade. E na Era do Direito a ter direito e muito importante conhecer os deveres e direitos de cidadão. Assim a semente foi lançada em solo fértil e germinou e deu bons frutos.
Em 2014 iniciamos o projeto; O CAMINHO DA CIDADANIA COM A EDUCAÇÃO FISCAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
E com objetivo de mediar o conhecimento de educação cidadã com os alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla da APAE de Lages perfazendo uma nova postura de entendimento frente à educação fiscal projetando na sua vivencia social, foi desenvolvido estratégias pedagógicas para se atingir o resultado desejado.
A Coordenadora Pedagógica Rosângela Bairros  motivou as professoras  a trabalharem este tema em suas salas de aulas de aula.  E as professoras de Oficinas Protegidas Terapêuticas:  Culinária I e II, Artesanato I e I, Reciclagem I  e Ambiental  I e   Iniciarão para o trabalho I e II  que por sua vez foram contagiadas e também estimularam seus alunos a participarem com alegria, desenvoltura e interagirem com seus pares este tema tão importante.
As professoras e o professor de Artes – Musical  foram profissionais dedicados que juntamente com a coordenadora pedagógica fizeram Grupo de Estudo após o horário para pensarem juntos as melhores estratégias para atingirem as metas propostas no projeto.
O professor de Artes  foi sendo contagiado pelo grupo de professoras  e  se inspirou e compôs  a  letra e música “Nação de Iguais”, e também divulgou com os alunos  de todas as turmas da escola. Com o apoio  e incentivo da Gestora Giselle Dias foi retomada  a formação do  Coral e ensaiaram muitas vezes esta linda composição.
E no decorrer do ano também participamos do Seminário Regional de Educação Fiscal e Estadual que aconteceu em Lages. Inscrevemos este projeto no Prêmio Nacional de Educação Fiscal edição 2014 da FEBRAFITE. E fomos agraciados com um troféu e certificado de participação. Também participamos do IV MOSTRA CIENTIFICA do IFRS-Restinga  em Porto Alegre RS.
E no Concurso da Educação Fiscal e Cidadania de Lages, e fizemos a devolutiva no refeitório de nossa entidade. Onde estava presente a banca avaliadora e contamos com a participação de todos os alunos  e profissionais envolvidos neste projeto.
E na noite de 14 de abril houve a divulgação das escolas participantes deste concurso e a premiação das  5 ESCOLAS DESTAQUES, porém antes também foram premiados os  alunos que participaram de um concurso de frases para plotagem de um ônibus da Educação Fiscal.
*Adriane T. Atanásio – aluna do IPT da APAE de Lages foi umas das 4 frases selecionadas neste concurso e foi premiada.
“Exija nota fiscal e tenha um País legal!” 
Autora: Adriane Tkacz Atanásio, Apae

 Giselle Dias (Gestora da APAE Lages)
Rosângela Aparecida de Bairros (Coordenadora Pedagógica  da APAE Lages)
Professores: Ariana de Souza Branco
 Jussara Ap ª Leal T. Gerber
Maria Teresinha Nunes de Souza
Silvete Mendonça
Solange Pedroso
 Zoraide Walter Zagas
Arte Musical: Evandro Marcio de Souza (Professor colaborador)
Informática: Fabiana Ferreira Küster de Barba (Professora colaboradora)

Fotos de todo o processo desde as pesquisas até o segundo lugar.

 Trabalho de Pesquisa e atividades com os alunos.

 
Atividades dos Alunos da Educação Fiscal          Coral (apresentação Educ. Fiscal)        


Exposição da Educação Fiscal na 4ª Amostra Científica do IFRS


Certificação Educação Fiscal


Apresentação na Câmara de Vereadores de Lages 

Premiação - 2º Lugar no Geral

APAE DE LAGES – 2ª  ESCOLA DESTAQUE  

      Assim e com muito orgulho que registramos nossa brilhante participação neste concurso, porque muito além de uma competição pudemos desenvolver a consciência de cidadania em nossos alunos especiais, aqueles que costumavam ficar a margem  e que agora são sujeitos de seu protagonismo.

Parabéns!!! 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CIRCUITO DE ATLETISMO DAS APAES DA REGIÃO SERRANA

A APAE de Lages com seus professores de educação física organizaram 0 circuito de atlestismo das APAE's da região serrana.  O evento aconteceu no dia 8 de abril, na pista de atletismo do Estádio Municipal Vidal ramos em lages . Contando com a participação das 12 APAE's da região serrana, que com 120 atletas com deficiência intelectual e /ou múltipla participaram das provas de  1500 m, 800 m, 400m , 200 m, 100m e 50 m masculino e feminino.  E ao final todos receberam suas medalhas de acordo com o desempenho. 
Foi uma tarde concorrida e que a APAE de Lages ficou contente com a participação de todos os nossos alunos atletas e agradecemos  os gestores e todos   os professores de educação física das APAES da região serrana  que acreditam no potencial de seus alunos e desenvolvem atividades para melhor qualidade de vida dos mesmo.

Agradecemos nossos colaboradores para este evento: Fundação municipal de Esportes, Puris água mineral, Giselle Dias gestora da APAE de Lages- SC.



 






Parabéns a todos que participaram do evento!!!



sexta-feira, 10 de abril de 2015

PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS

Perdas auditivas ocorrem em três de cada um mil recém-nascidos e algumas crianças que nascem normais desenvolvem deficiência auditiva nos primeiros anos de vida.
Desenvolvimento Da Audição
O Instituto Nacional de Educação de Surdos do MEC e a Força Tarefa para a Prevenção da Deficiência Auditiva na Infância, da Associação Brasileira de Pediatria, recomendam:
·         O teste da orelhinha ou exame de emissões otoacústicas evocadas deve ser procedido, sempre que possível, dentro do primeiro mês de vida.
·          Em caso de resultado alterado o médico otorrinolaringologista deverá proceder ao exame de potencial evocado auditivo de tronco encefálico - BERA.
·         Todo o bebê deve ser avaliado uma vez que na maioria dos casos de surdez não existe fator de risco nem história familiar. 

Desenvolvimento normal do comportamento auditivo


·         Criança com alteração da audição deve ser submetida à estimulação iniciada no máximo até os seis meses de idade, com adaptação de prótese auditiva, para garantir a aquisição da fala e da linguagem. 


O exame é procedido durante o sono natural sem nenhum desconforto para o bebê, durando cerca de cinco a dez minutos. É absolutamente inócuo.


Alguns bebês apresentam riscos para perda auditiva. Destacam-se as seguintes situações:
·       outros casos de surdez na família
·       prematuros
·       baixo peso ao nascer
·       uso de antibióticos ototóxicos  e diuréticos no berçário
·       infecções congênitas principalmente citomegalovirose e rubéola.


O TESTE DA ORELHINHA NORMAL NÃO É SEGURANÇA DE QUE A AUDIÇÃO DA CRIANÇA SERÁ NORMAL PARA SEMPRE.

Outros problemas com o passar do tempo podem levar a perda auditiva.  A mãe deve estar sempre atenta ao desenvolvimento da linguagem da criança.

Fontes