quinta-feira, 7 de maio de 2015

NUTRIÇÃO

Observando o cenário atual, evidenciamos que o índice de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipercolesterolemia e hipertensão, crescem ao passo que a sociedade se descuida com a segurança alimentar e nutricional. Além disso, as doenças de origem alimentar e do trato digestivo tem levado cada vez mais pessoas a uma qualidade de vida fragilizada que vem perpetuando através de gerações familiares.
Para fins de esclarecimento, pontuamos que o nutricionista é um profissional da saúde que trabalha no âmbito das Ciências da Nutrição e Alimentação. Faz o estudo, orientação e vigilância da nutrição e alimentação intervindo nos domínios da adequação, qualidade e segurança alimentar. Ele tem o objetivo da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença. Este profissional atua em todos os locais onde uma adequação alimentar possa ajudar a melhorar a qualidade de vida. Ele ensina, investiga, orienta e aconselha.
Na APAE de Lages o trabalho é desenvolvido em três setores, dietético, orientação e clínico. No setor dietético o objetivo é ofertar aos alunos uma alimentação equilibrada, com os nutrientes necessários e adequados ao bom funcionamento do organismo. Ainda neste setor há uma preocupação com o planejamento, orientação e supervisão das atividades de armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, garantindo a qualidade dos produtos e levando em consideração as boas práticas higiênicas e sanitárias.
O trabalho de orientação se faz necessário por conta da importância de enfatizar quanto ao consumo adequado de alimentos para assim corrigir erros alimentares e diminuir seus efeitos deletérios. Nele orientamos alunos, pais e responsáveis não apenas sobre o que pode ou não ser consumido e utilizado, mas também sobre a importância da formação de uma análise crítica ao se depararem com informações veiculadas através da mídia ou ainda por outros profissionais para que as utilizem de forma consciente.
Já no setor clínico é realizado o atendimento individualizado ao aluno observando a fisiopatologia, história clínica pregressa, atual e familiar (anamnese), estado nutricional físico e bioquímico, podendo assim formular um diagnóstico e a conduta nutricional a ser tomada. Posteriormente é explicado ao responsável a importância de trabalhar em casa o plano nutricional elaborado. Além disso, a realização de projetos de Educação Nutricional com os alunos em sala de aula busca ensiná-los o conceito de saúde e alimentação saudável. O objetivo deste trabalho é generalizar esses conhecimentos expandindo essa consciência, contribuindo para a formação da cidadania e optando por escolhas mais saudáveis e equilibradas na medida de sua situação socioeconômica, perfazendo um caminho para a qualidade de vida.
A fase escolar consiste em um intenso aprendizado onde a aquisição de hábitos e rotinas podem ser levados para toda a vida. Com esta consciência o trabalho da nutrição dentro da APAE de Lages torna-se uma janela importante para a implementação de bons hábitos alimentares e prevenção do ganho de peso não apenas de nossos alunos, mas de toda a comunidade.

Ana Cristina Gunther Bastos
NUTRICIONISTA

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PROGRAMA DE AUTOGESTÃO, AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA

ESCOLA DE EXCEPCIONAL RAIO DE SOL 
APAE LAGES

A APAE de Lages mantém o Programa de Autodefensoria desde o ano de 2009, onde capacita às pessoas através de espaço de debate, articulação, técnica de reflexão e encontros semanais e mensais. Através deste impulsiona as pessoas a protagonizarem na defesa e garantia de seus direitos como também impulsiona-las a gerenciar sua vida cotidiana conforme suas competências e habilidades.
            A programa capacita as pessoas a falarem, a dizerem o que pensam, a fazerem escolhas, a se expressarem e ampliarem o seu nível de participação. A autodefesa é algo aprendido e depende de oportunidades, de mediação e apoio de pessoas no convívio familiar, ambiente escolar e na sociedade. Todas as pessoas, em maior ou menor grau, podem aprender a fazer escolhas, expressar pensamentos, desejos e promover a defesa dos seus direitos.
            A Autodefensoria é o portal que dá acesso a defesa de direitos humanos e também de direitos específicos da condição de ser uma pessoa com deficiência.
                        Acreditamos que a amizade do grupo e o fortalecimento da equipe vai ajudar na construção e na interação dos alunos, na exposição de suas ideias e autonomia.
            O trabalho da AUTODEFENSORIA é riquíssimo, complexo e ao mesmo tempo simples, é a essência do SER do QUERER e FAZER ACONTECER.


OS AUTODEFENSORES DA APAE

Alunos (um do sexo masculino e outro feminino) regularmente matriculados na APAE que representem e defendam os seus interesses, dos colegas e da instituição.


                                     
 COMPETE AOS AUTODEFENSORES REPRESENTANTES:

a) defender os interesses das pessoas portadoras de deficiência, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação em todos os seguimentos da sociedade;
b) participar das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração opinando sobre assuntos de interesse da pessoa portadora de deficiência;
c) participar dos eventos promovidos e organizados pelo movimento Apaeno.


ALGUNS TRABALHOS DOS AUTODEFENSORES 

Agradecimentos aos membros parceiros

Reunião de Pais
Projeto Prevenção das Deficiências

Entrevista na Rádio Clube

Equipe Autodefensoria 2015
Giselle Dias- Diretora
Jane Ap. C. C. Valter - Coordenadora
Marli de Fátima Costa Borges - Pedagoga
Vera Lúcia Stuani Nunes - Pedagoga
Vânia Arruda - Psicóloga

terça-feira, 5 de maio de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE VIVÊNCIA

Aconteceu no dia 29 de abril a confraternização com as três turmas do Grupo de Vivência. Passamos o dia no sítio do Sr. Mário Floriani, localidade de Cerro Alto.
Foi um passeio muito divertido, com caminhada, catação de pinhão, dança e jogos.
Também fizeram fotos trajados de roupas tradicionalistas.
 







quarta-feira, 29 de abril de 2015

DIA DA DANÇA NA ESCOLA



No dia 29 de abril se comemora o dia Internacional da Dança. Para comemorar o SESC em parceria com APAE/Lages, promoveram uma apresentação de dançada em nossa escola. Foram performances de diferentes estilos, como sapateado, balé e pop. O evento iniciou às 15 horas, os alunos e profissionais ficaram lisonjeados com o espetáculo.



Parabéns aos participantes!

PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS


O Projeto de Lei nº 4.832/12 de autoria do Deputado Federal Onofre Santo Agostini, que “obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014. Esta Lei entra em vigor após decorridos 180 dias de sua publicação oficial.

O protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Com a aplicação desse protocolo é possível identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar. Pesquisas em todo o mundo têm comprovado a importância do diagnóstico e intervenção precoce dessa alteração. 
Com a aprovação dessa lei, o Brasil torna-se o primeiro país a oferecer esse teste em todas as maternidades, abrindo mais um campo de atuação para os profissionais da saúde e beneficiando a população.




Vídeo Explicativo

Nós Apoiamos essa Causa!!!



Teste da Linguinha
Para Mamar, Falar e
Viver Melhor!!!