sexta-feira, 8 de maio de 2015
quinta-feira, 7 de maio de 2015
NUTRIÇÃO
Observando
o cenário atual, evidenciamos que o índice de obesidade e outras doenças
crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipercolesterolemia e hipertensão,
crescem ao passo que a sociedade se descuida com a segurança alimentar e
nutricional. Além disso, as doenças de origem alimentar e do trato digestivo
tem levado cada vez mais pessoas a uma qualidade de vida fragilizada que vem
perpetuando através de gerações familiares.
Para
fins de esclarecimento, pontuamos que o nutricionista é um profissional da
saúde que trabalha no âmbito das Ciências da Nutrição e Alimentação. Faz o
estudo, orientação e vigilância da nutrição e alimentação intervindo nos
domínios da adequação, qualidade e segurança alimentar. Ele tem o objetivo da
promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença. Este profissional atua em
todos os locais onde uma adequação alimentar possa ajudar a melhorar a
qualidade de vida. Ele ensina, investiga, orienta e aconselha.
Na APAE de Lages o trabalho
é desenvolvido em três setores, dietético, orientação e clínico. No setor
dietético o objetivo é ofertar aos alunos uma alimentação equilibrada, com os
nutrientes necessários e adequados ao bom funcionamento do organismo. Ainda
neste setor há uma preocupação com o planejamento, orientação e supervisão das
atividades de armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, garantindo
a qualidade dos produtos e levando em consideração as boas práticas higiênicas
e sanitárias.
O
trabalho de orientação se faz necessário por conta da importância de enfatizar
quanto ao consumo adequado de alimentos para assim corrigir erros alimentares e
diminuir seus efeitos deletérios. Nele orientamos alunos, pais e responsáveis
não apenas sobre o que pode ou não ser consumido e utilizado, mas também sobre
a importância da formação de uma análise crítica ao se depararem com
informações veiculadas através da mídia ou ainda por outros profissionais para
que as utilizem de forma consciente.
Já no setor clínico é realizado o atendimento individualizado
ao aluno observando a fisiopatologia, história clínica pregressa,
atual e familiar (anamnese), estado nutricional físico e bioquímico, podendo
assim formular um diagnóstico e a conduta nutricional a ser tomada.
Posteriormente é explicado ao responsável a importância de trabalhar em casa o
plano nutricional elaborado. Além disso, a realização de projetos de Educação
Nutricional com os alunos em sala de aula busca ensiná-los o conceito de saúde
e alimentação saudável. O objetivo deste trabalho é generalizar esses
conhecimentos expandindo essa consciência, contribuindo para a formação da
cidadania e optando por escolhas mais saudáveis e equilibradas na medida de sua
situação socioeconômica, perfazendo um caminho para a qualidade de vida.
A
fase escolar consiste em um intenso aprendizado onde a aquisição de hábitos e
rotinas podem ser levados para toda a vida. Com esta consciência o trabalho da
nutrição dentro da APAE de Lages torna-se uma janela importante para a
implementação de bons hábitos alimentares e prevenção do ganho de peso não
apenas de nossos alunos, mas de toda a comunidade.
NUTRICIONISTA
quarta-feira, 6 de maio de 2015
PROGRAMA DE AUTOGESTÃO, AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA
ESCOLA DE EXCEPCIONAL RAIO DE SOL
APAE LAGES
A
APAE de Lages mantém o Programa de Autodefensoria desde o ano de 2009, onde
capacita às pessoas através de espaço de debate, articulação, técnica de
reflexão e encontros semanais e mensais. Através deste impulsiona as pessoas a
protagonizarem na defesa e garantia de seus direitos como também impulsiona-las
a gerenciar sua vida cotidiana conforme suas competências e habilidades.
A programa capacita as pessoas a
falarem, a dizerem o que pensam, a fazerem escolhas, a se expressarem e
ampliarem o seu nível de participação. A autodefesa é algo aprendido e depende
de oportunidades, de mediação e apoio de pessoas no convívio familiar, ambiente
escolar e na sociedade. Todas as pessoas, em maior ou menor grau, podem
aprender a fazer escolhas, expressar pensamentos, desejos e promover a defesa
dos seus direitos.
A Autodefensoria é o portal que dá
acesso a defesa de direitos humanos e também de direitos específicos da
condição de ser uma pessoa com deficiência.
Acreditamos que a
amizade do grupo e o fortalecimento da equipe vai ajudar na construção e na
interação dos alunos, na exposição de suas ideias e autonomia.
O
trabalho da AUTODEFENSORIA é riquíssimo, complexo e ao mesmo tempo simples, é a
essência do SER do QUERER e FAZER ACONTECER.
OS AUTODEFENSORES DA APAE
Alunos (um do sexo masculino e outro feminino) regularmente
matriculados na APAE que representem e defendam os seus interesses, dos colegas
e da instituição.
COMPETE AOS AUTODEFENSORES REPRESENTANTES:
a) defender os interesses das pessoas portadoras de
deficiência, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação
em todos os seguimentos da sociedade;
b) participar das reuniões da Diretoria Executiva e
do Conselho de Administração opinando sobre assuntos de interesse da pessoa
portadora de deficiência;
c) participar dos eventos promovidos e organizados
pelo movimento Apaeno.
ALGUNS TRABALHOS DOS AUTODEFENSORES
Agradecimentos aos membros parceiros
Reunião de Pais
Projeto Prevenção das Deficiências
Entrevista na Rádio Clube
Equipe Autodefensoria 2015
Giselle Dias- Diretora
Jane Ap. C. C. Valter - Coordenadora
Marli de Fátima Costa Borges - Pedagoga
Vera Lúcia Stuani Nunes - Pedagoga
Vânia Arruda - Psicóloga
terça-feira, 5 de maio de 2015
CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE VIVÊNCIA
Aconteceu no dia 29 de abril a
confraternização com as três turmas do Grupo de Vivência. Passamos o dia no
sítio do Sr. Mário Floriani, localidade de Cerro Alto.
Foi um passeio muito divertido, com
caminhada, catação de pinhão, dança e jogos.
Também fizeram fotos trajados de roupas
tradicionalistas.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
quarta-feira, 29 de abril de 2015
DIA DA DANÇA NA ESCOLA
No dia 29 de abril se comemora o dia Internacional da Dança. Para comemorar o SESC em parceria com APAE/Lages, promoveram uma apresentação de
dançada em nossa escola. Foram performances de diferentes estilos, como
sapateado, balé e pop. O evento iniciou às 15 horas, os alunos e profissionais
ficaram lisonjeados com o espetáculo.
Parabéns aos participantes!
PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS
O Projeto de Lei nº 4.832/12 de autoria
do Deputado Federal Onofre Santo Agostini, que “obriga a realização do
protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e
maternidades do Brasil”, foi sancionado pela Presidência da República e se
converteu na Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014. Esta Lei entra em vigor
após decorridos 180 dias de sua publicação oficial.
O protocolo de avaliação do frênulo da
língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da Fonoaudióloga Roberta
Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade
de São Paulo. Com a aplicação desse protocolo é possível identificar se o
frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar,
mastigar, engolir e falar. Pesquisas em todo o mundo têm comprovado a
importância do diagnóstico e intervenção precoce dessa alteração.
Com a
aprovação dessa lei, o Brasil torna-se o primeiro país a oferecer esse teste em
todas as maternidades, abrindo mais um campo de atuação para os profissionais
da saúde e beneficiando a população.
Vídeo Explicativo
Nós Apoiamos essa Causa!!!
Teste da Linguinha
Para Mamar, Falar e
Viver Melhor!!!
FONTES:
Livro do Teste da Linguinha
Vídeo Teste da Linguinha:
Imagens:
http://www.google.com.br
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