Com a dinamicidade das práticas
estabelecidas na educação especial, esta visão modificou-se, o que contribuiu
no sentido de rever e reverter posturas em direção a um caminho de
reconstrução, proporcionando a descoberta de habilidades e potencialidades nunca
antes percebidas ou acreditadas nos sujeitos. Com o objetivo de mudar a
realidade dos educandos com deficiência mental e/ou múltiplas maiores de 17
anos das turmas de SPE-OCUPACIONAL, propondo o rompimento com a passividade e a
baixa estima foi implantado o rodízio entre estas turmas. Foram
estruturadas três salas ambientes: Comunicação,
Artesanato e Gestão. Tendo como objetivo geral; possibilitar o
desenvolvimento das habilidades do educando, através de atividades
significativas que contribuam para sua realização pessoal e maior autonomia,
sobretudo resgatar sua auto-estima, tornando-o parte integrante de uma
sociedade.
O Currículo Funcional Natural é
a teoria em que se embasam para as atividades em salas ambientes, método desenvolvido nos Estados Unidos para garantir a autonomia
da pessoa com deficiência. O nome é extenso, mas a aplicação gera ótimos
resultados. O Currículo Funcional Natural (CFN), que chegou ao Brasil há cerca
de 20 anos, tem como objetivo tornar o deficiente intelectual bem sucedido em
todas as tarefas que desenvolve. Um dos componentes mais importantes dessa
abordagem é a sua filosofia: tratar a pessoa com deficiência como a qualquer
outra pessoa. Essa é prerrogativa primordial dessa proposta de trabalho: focar
na pessoa e não na deficiência.
Os objetivos desse currículo é preparar para a vida: promover a autonomia; dar as pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade. De acordo com Dra. LeBlanc O Currículo Funcional está dividido em dois conceitos: Funcional e Natural.
Os objetivos desse currículo é preparar para a vida: promover a autonomia; dar as pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade. De acordo com Dra. LeBlanc O Currículo Funcional está dividido em dois conceitos: Funcional e Natural.
Funcional: no sentido de que as
habilidades (objetivos) que serão ensinados e tenham função para a vida, que
possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo. O aluno poderá
utilizar as atividades aprendidas em sua própria vida, contribuir em sua
família e comunidade. Assim, não deveria ensinar, gastando da energia do aluno
para aprender coisas que não tem significado para a sua vida.
Natural: está relacionado ao ato de
ensinar. Às situações de ensino, materiais selecionados e procedimentos
utilizados, bem como à lógica na execução das atividades. A proposta do
Currículo Funcional Natural (CFN) é que se busquem sempre situações
contextualizadas, relacionadas com a vida, que se afaste ao máximo de situações
mecânicas que dificultam a compreensão do aprendiz, estão desconectadas da vida
e não tem sentido. A idéia é ensinar as habilidades naturais nas situações nas
quais elas naturalmente seriam ensinadas a qualquer pessoa.
Assim
temos SALA
AMBIENTE ARTESANATO organizada com materiais reciclados que oferece uma
ocupação terapêutica e prazerosa, tendo em vista que essa clientela apresenta
deficiência intelectual de moderada a severa e múltipla; mas com direitos a
serem garantidos também na educação especial. E na SALA AMBIENTE COMUNICAÇÃO é favorecido o mundo da comunicação que é essencial para vida do ser humano, afim de seus
relacionamentos com o eu e o mundo, sendo que a comunicação ocorre de diversas
maneiras: fala, escrita, linguagem gestual e corporal. E na SALA AMBIENTE GESTÃO
proporciona-se ao educando uma independência, estimulando o alcance de níveis
de desenvolvimento nas atividades de A.V.D (Atividades de Vida Diária) e A.V.P
(Atividades de Vida Prática), com reflexos para sua vida em comunidade.
O papel do professor é estabelecer
as metas funcionais, buscar as situações naturais para ensinar e buscar
parceria com as famílias. De acordo com a autora do livro Currículo Funcional
Natural Maryse Suplino (2009), o professor é a figura determinante para o
avanço dos alunos. Quando ele estabelece metas, se compromete com elas, no
sentido de que seu aluno logre o que foi estabelecido e acredita no aluno, não
tem como o aluno não avançar. Quando se fala em Currículo Funcional Natural, se
faz necessário pensar em plano individualizado de ensino. Nada mais lógico, o
que é funcional para uma pessoa, não é necessariamente para outra.
Rosângela Aparecida de Bairros - Coordenadora Pedagógica APAE Lages
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