sexta-feira, 22 de maio de 2015

SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – SPE

                A educação especial passou por vários momentos ao longo da história, com várias concepções de mundo, de homem, de aprendizagem e sobre deficiências. Neste momento se faz necessário repensar os serviços de educação especial para atender ás demandas da sociedade vigente e os novos encaminhamentos das políticas públicas.
                Com a Política de Educação Especial do Estado de santa Catarina, aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE no dia 24 de abril de 2006, referendada pela Resolução nº 112, de 12 de dezembro de 2006, do Conselho Estadual de Educação, e homologada pelo Decreto nº 4.490, de 15 de dezembro de 2006, da Secretaria de estado da educação, a FCEE implanta, em articulação com as diferentes Secretarias Setoriais de Estado, diferentes programas de atendimento às pessoas com deficiência.
              O Programa Pedagógico, dinamizado por meio de ações e projetos, estabelece diretrizes para qualificar o processo ensino e aprendizagem dos alunos da educação especial matriculados na rede regular de ensino, ou para aqueles que, por apresentarem deficiência intelectual com severos comprometimentos cognitivos, mesmo em idade escolar, freqüentam exclusivamente a entidade APAE.
               Este Serviço prevê o atendimento de educandos na faixa de 04 a 17 anos, buscando ressignificar o papel do atendimento pedagógico nas entidades especializadas que atendem pessoas com deficiências associadas à deficiência intelectual com severos comprometimentos cognitivos e/ou múltiplo.
               Pressupõe que aprendizagem e desenvolvimento articulam-se num movimento constante, não existindo de forma independente, é a aprendizagem que promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a estrutura de pensamento e a elaboração de conceitos as quais, formam-se e/ou tornam-se possíveis na interação, na dialética, na troca de experiências. 
               A proposta de encaminhamento metodológico tem como fundamento a perspectiva histórico-cultural e os princípios da Teoria da Atividade, os planejamentos são organizados para possibilitar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto histórico cultural e social, as diferentes possibilidades, ritmos e experiências. Nesta abordagem, o trabalho é conduzido de forma não comparti mentalizada dos conhecimentos, possibilitando, assim, a relação dos conceitos cotidianos com os conceitos científicos.
                Dessa forma, manter-se-á a organização dos grupos de trabalho estabelecendo como critério a faixa etária, a não seriação e a heterogeneidade, considerando que os sujeitos possuem diferentes possibilidades, ritmos e experiências, e que a vivencia, a troca e ação entre esses sujeitos oportunizem a elaboração de diferentes conceitos, trabalhando com a estrutura do pensamento e, consequentemente, a apropriação de diferentes saberes. Levando em conta a diversidade existente em grupos de trabalho, bem como as especificidades de cada sujeito, é de fundamental importância organizar serviços que visem potencializar as áreas defasadas.

Rosângela Aparecida de Bairros - Coordenadora Pedagógica APAE Lages

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