quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NAS APAEs DA REGIÃO SERRANA

OFICINA: BOCHA PARALÍMPICA 

No dia 14 de agosto de 2014, da APAE de Lages por meio do setor de Educação Física realizou-se a Oficina de Bocha Paralímpica com a orientação do professor de Educação Física Fabrício Marcelo Ribeiro Matos da APAE Lages e a colaboração da professora Karla Costa das Asdef e professores de Educação Física da APAE Lages: Luciana de Fátima Perin Marcinichen, Geni Aparecida Garcia Antunes e Mirian de Fátima de Oliveira Macedo. O evento  aconteceu na Sala de Educação Física com explanação em Power point e no Ginásio da instituição com a prática desportiva, com objetivo de apresentar aos profissionais de Educação Física da Região Serrana que atuam nas APAES à  BOCHA PARALIMPICA, como ferramenta de integração e, ainda, garimpar futuros talentos para futuras competições na Região Serrana e nos demais níveis, estavam presentes alguns alunos/atletas  das APAES da Região.

Fabrício e Karla (orientadores)

Atletas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Participantes da capacitação


“O jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora, propiciando uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação com outros alunos sem deficiência”. (CAMPEÃO 2003).


COMO SE JOGA BOCHA PARALÍMPICA?

O jogo de bocha e um jogo competitivo que pode ser praticado individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é realizada com um conjunto de bolas de bocha que consiste em seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca, em uma quadra especialmente marcada de superfície plana e lisa. A sua finalidade principal é a mesma do bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas próximas da bola-alvo. O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motor. Finalmente, a bocha é uma atividade na quais indivíduos com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteiras.