quinta-feira, 7 de maio de 2015

NUTRIÇÃO

Observando o cenário atual, evidenciamos que o índice de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipercolesterolemia e hipertensão, crescem ao passo que a sociedade se descuida com a segurança alimentar e nutricional. Além disso, as doenças de origem alimentar e do trato digestivo tem levado cada vez mais pessoas a uma qualidade de vida fragilizada que vem perpetuando através de gerações familiares.
Para fins de esclarecimento, pontuamos que o nutricionista é um profissional da saúde que trabalha no âmbito das Ciências da Nutrição e Alimentação. Faz o estudo, orientação e vigilância da nutrição e alimentação intervindo nos domínios da adequação, qualidade e segurança alimentar. Ele tem o objetivo da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença. Este profissional atua em todos os locais onde uma adequação alimentar possa ajudar a melhorar a qualidade de vida. Ele ensina, investiga, orienta e aconselha.
Na APAE de Lages o trabalho é desenvolvido em três setores, dietético, orientação e clínico. No setor dietético o objetivo é ofertar aos alunos uma alimentação equilibrada, com os nutrientes necessários e adequados ao bom funcionamento do organismo. Ainda neste setor há uma preocupação com o planejamento, orientação e supervisão das atividades de armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, garantindo a qualidade dos produtos e levando em consideração as boas práticas higiênicas e sanitárias.
O trabalho de orientação se faz necessário por conta da importância de enfatizar quanto ao consumo adequado de alimentos para assim corrigir erros alimentares e diminuir seus efeitos deletérios. Nele orientamos alunos, pais e responsáveis não apenas sobre o que pode ou não ser consumido e utilizado, mas também sobre a importância da formação de uma análise crítica ao se depararem com informações veiculadas através da mídia ou ainda por outros profissionais para que as utilizem de forma consciente.
Já no setor clínico é realizado o atendimento individualizado ao aluno observando a fisiopatologia, história clínica pregressa, atual e familiar (anamnese), estado nutricional físico e bioquímico, podendo assim formular um diagnóstico e a conduta nutricional a ser tomada. Posteriormente é explicado ao responsável a importância de trabalhar em casa o plano nutricional elaborado. Além disso, a realização de projetos de Educação Nutricional com os alunos em sala de aula busca ensiná-los o conceito de saúde e alimentação saudável. O objetivo deste trabalho é generalizar esses conhecimentos expandindo essa consciência, contribuindo para a formação da cidadania e optando por escolhas mais saudáveis e equilibradas na medida de sua situação socioeconômica, perfazendo um caminho para a qualidade de vida.
A fase escolar consiste em um intenso aprendizado onde a aquisição de hábitos e rotinas podem ser levados para toda a vida. Com esta consciência o trabalho da nutrição dentro da APAE de Lages torna-se uma janela importante para a implementação de bons hábitos alimentares e prevenção do ganho de peso não apenas de nossos alunos, mas de toda a comunidade.

Ana Cristina Gunther Bastos
NUTRICIONISTA