quarta-feira, 6 de maio de 2015

PROGRAMA DE AUTOGESTÃO, AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA

ESCOLA DE EXCEPCIONAL RAIO DE SOL 
APAE LAGES

A APAE de Lages mantém o Programa de Autodefensoria desde o ano de 2009, onde capacita às pessoas através de espaço de debate, articulação, técnica de reflexão e encontros semanais e mensais. Através deste impulsiona as pessoas a protagonizarem na defesa e garantia de seus direitos como também impulsiona-las a gerenciar sua vida cotidiana conforme suas competências e habilidades.
            A programa capacita as pessoas a falarem, a dizerem o que pensam, a fazerem escolhas, a se expressarem e ampliarem o seu nível de participação. A autodefesa é algo aprendido e depende de oportunidades, de mediação e apoio de pessoas no convívio familiar, ambiente escolar e na sociedade. Todas as pessoas, em maior ou menor grau, podem aprender a fazer escolhas, expressar pensamentos, desejos e promover a defesa dos seus direitos.
            A Autodefensoria é o portal que dá acesso a defesa de direitos humanos e também de direitos específicos da condição de ser uma pessoa com deficiência.
                        Acreditamos que a amizade do grupo e o fortalecimento da equipe vai ajudar na construção e na interação dos alunos, na exposição de suas ideias e autonomia.
            O trabalho da AUTODEFENSORIA é riquíssimo, complexo e ao mesmo tempo simples, é a essência do SER do QUERER e FAZER ACONTECER.


OS AUTODEFENSORES DA APAE

Alunos (um do sexo masculino e outro feminino) regularmente matriculados na APAE que representem e defendam os seus interesses, dos colegas e da instituição.


                                     
 COMPETE AOS AUTODEFENSORES REPRESENTANTES:

a) defender os interesses das pessoas portadoras de deficiência, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação em todos os seguimentos da sociedade;
b) participar das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração opinando sobre assuntos de interesse da pessoa portadora de deficiência;
c) participar dos eventos promovidos e organizados pelo movimento Apaeno.


ALGUNS TRABALHOS DOS AUTODEFENSORES 

Agradecimentos aos membros parceiros

Reunião de Pais
Projeto Prevenção das Deficiências

Entrevista na Rádio Clube

Equipe Autodefensoria 2015
Giselle Dias- Diretora
Jane Ap. C. C. Valter - Coordenadora
Marli de Fátima Costa Borges - Pedagoga
Vera Lúcia Stuani Nunes - Pedagoga
Vânia Arruda - Psicóloga