quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O MÉTODO PEDIASUIT

PEDIASUIT

HISTÓRICO:
    EM 1971, O “Penguin suit” foi desenvolvido pelo programa espacial da Rússia. Este suit especial foi usado pelos astronautas em vôos espaciais para neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo.
     O Pediasuit é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em capacete, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por bandas elásticas.
     O macacão terapêutico ortopédico auxilia no reaprendizado do SNC, permitindo que o paciente supere complexos padrões de movimentos patológicos e que execute e repita padrões de movimentos previamente desconhecidos, com passar do tempo e pesquisas o macacão foi aprimorado e passou a ser compartilhado com profissionais da reabilitação. Eles perceberam que os efeitos da ausência da gravidade eram semelhantes aos problemas físicos em pacientes com paralisia cerebral. O conceito básico do pediasuit é de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do normal possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso que são fundamentais na normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular.
      O Pediasuit é o tipo mais moderno de macacão terapêutico ortopédico disponível atualmente. O Pediasuit foi criado em 2006 por Leonardo de Oliveira, cofundador da Therapies4kids (clínica de terapia localizada no Fort Lauderdale – Flórida – USA), ela foi criada para reabilitação de seu filho, Lucas, que é hemiplégico devido uma anoxia cerebral.

 
 PROTOCOLO PEDIASUIT

É um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas com quatro horas diárias de exercícios associados ao uso de um macacão, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente.
É um recurso usado pelo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no tratamento de sequela neurosensoriomotoras como: hemiplegia, diplegia, tetraplegia, ataxia, discinesias.
O uso do macacão terapêutico ortopédico combinado com o protocolo de terapia intensiva foco no desenvolvimento motor, no reforço muscular, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.
Os elemento chave desse tipo de terapia são Pediasuit e a “Ability Exercise Unit” (AEU) ou “gaiolas”.
A gaiola do macaco, é uma gaiola de metal tridimensional rígida com polias metálicas que são arranjadas para alongar e fortalecer os grupos musculares.

Na gaiola da aranha, o paciente usa um cinto de couro no qual cabos elásticos estão conectados.


Fisioterapeutas Clara e Carla desenvolvendo o método

Indicação:
·         Paralisia cerebral                             
·         Atraso no desenvolvimento motor
·         Traumatismo crânio – encefálico
·         AVC
·         Ataxia
·         Deficiências neurológicas
·         Transtornos vestibulares
  
Benefícios:
       ·         Normaliza o tônus muscular
·         Melhora do ajuste biomecânico com estabilização externa
·         Melhora o alinhamento do quadril
·         Melhora da simetria corporal
·         Proporciona a estimulação tátil; normaliza e corrige o padrão da marcha



 Antes de iniciar a terapia Pediasuit, e necessário atestado médico, exames de RX e avaliação com terapeutas.


FONTES:
www.therapies4kids.com