Participe!!!
quinta-feira, 19 de maio de 2016
quarta-feira, 20 de abril de 2016
SAE - SERVIÇO ATENDIMENTO ESPECÍFICO - RECICLAGEM
PROCESSO DE COMPOSTAGEM
Compostagem e Minhocário
Plantação com terra da compostagem
Sabão Caseiro
Texto: Professora Jane Valter
ALUNOS:
Escrita: Leonardo F. Fernandes
Ilustração: Jonatas Rosa
quarta-feira, 13 de abril de 2016
IV EXPOFESTAS - LAGES -SC
Nos dias 08 a 10 de abril, aconteceu a
IV Expofestas, com os melhores profissionais no segmento de casamentos,
formaturas e eventos de Lages e região.
Nesta ocasião Vanusa e sua equipe fizeram
uma parceria com a APAE de Lages, pois a entrada do evento era de 1Kg de
alimento não perecível, que foram doados a entidade APAE.
Agradecemos a parceria.
Imagens: www.google.com.br
quarta-feira, 6 de abril de 2016
ENTENDENDO O ZIKA
Turmas IPT e SAE VII Comunicação
Considerando que o homem é um ser em
ação e a escola é facilitadora de conhecimento, desta forma temos por objetivo
conscientizar e Prevenir os alunos sobre o risco da transmissão das doenças
provocadas pelo mosquito aedes aegypti e os cuidados que devemos ter para que o
mosquito não se prolifere.
Colaboração das professoras: Eliane Machado, Gislainy e
Mariane.
terça-feira, 5 de abril de 2016
1ª PARADA PEDAGÓGICA
“Habilidade é o que
você é capaz de fazer. Motivação
determina o que você faz. Atitude
determina o quão bem você faz." (Lou Holtz)
No
dia 04 de abril o corpo docente da Apae
se reuniu em estudos com a seguinte programação:
- Mês de abril- mês da
conscientização do autismo;
- Vídeo –Autismo uma realidade;
- Vídeo institucional – saúde e
prevenção de deficiência;
- Palestra – Zica vírus e
microcefalia;
- Palestra – Programa de Autodefensoria;
- Planejamento Coletivo sobre Autodefensoria;
- Projeto Lendo e Relendo;
- Estudo e planejamento de
atividades pedagógicas a serem desenvolvidas com todos os alunos.
Foi um dia muito proveitoso, pois houveram
trocas pedagógicas entre os participantes.
Coordenação
pedagógica:Cristina Paim Brascher e Rosangela Aparecida de Bairros
segunda-feira, 4 de abril de 2016
AUTISMO
1) Eu tenho autismo. Eu
não sou somente “Autista”.
O meu autismo é só um
aspecto do meu caráter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com
pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto,
baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto,
você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma
característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo criança eu ainda
estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me
somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de manter
expectativas que serão pequenas para mim. E se eu sinto que você acha que não
posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?
2) A minha percepção
sensorial é desordenada.
Interação sensorial
pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que
sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam
desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim. O ambiente em que
eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro
planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma
simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser
muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música,
anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando,
pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas
estas informações, provocando em mim uma perda de controle. O meu olfato pode
ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A
pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar
com uma fralda suja. O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo
separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o
visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A
luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um
barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da
luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre
mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me
concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro… Tudo isso
afeta os meus sentidos e agoraeu não sei onde o meu corpo está neste espaço.
3) Por favor, lembre de
distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo
fazer).
Receber e expressar a linguagem e vocabulário
pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu
não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que
eu escuto “BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João”. Ao invés disso, venha falar
comigo diretamente com um vocabulário simples: “João, por favor, coloque o seu
livro na estante. Está na hora de almoçar”. Isso me diz o que você quer que eu
faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.
4) Eu sou um “pensador
concreto” (CONCRETE THINKER).
O meu pensamento
é concreto, não consigo fazer abstrações.Eu interpreto muito pouco o sentido
oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz “não enche o
saco”, quando o que você quer dizer é “não me aborreça”. Não diga que “isso é
moleza, é mamão com açúcar” quando não há nenhum mamão com açúcar por perto e o
que você quer dizer é que isso é algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas
intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.
5) Por favor, tenha
paciência com o meu vocabulário limitado.
Dizer
o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para
descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas
agora estas palavras estão além da minha capacidade do que eu possa expressar.
Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou
outros sinais de que algo está errado). Por um outro lado, posso parecer como
um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha
capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo
ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Porque eu sei
exatamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As
palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de livros, TV, ou até
mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não consigo
compreender o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer
alguma coisa.
6) Eu sou muito
orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.
Por
favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E,
por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições
consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o
dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me
a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a
controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas. Eu não
vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o
meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um
esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma
combinação de palavras e fotos podem me ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7) Por favor, preste
atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso
fazer. *Como qualquer outro ser humano não posso
aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo
e que preciso de “CONSERTO”. Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei
que vou ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar.
Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira
para fazer as coisas.
8) Por favor, me ajude
com interações sociais.
Parece que não quero brincar
com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como
começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras
crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu
fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham
atividades com estrutura começo-meio-fim. Não sei como “LER” expressão facial,
linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar
como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando alguém cair do escorregador
não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me
a dizer: “você esta bem?”
9) Tente encontrar o
que provoca a minha perda de controle.
Perda de
controle, “chilique”, birra, malcriação, escândalo, como você quiser chamar,
eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou
mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o
que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido – ou até
evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você
encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai
conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação.
Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu
ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10) Se você é um membro
da família me ame sem nenhuma condição.
Elimine
pensamentos como “Se ele pelo menos pudesse…” ou “Porque ele não pode…” Você
não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você
e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista.
Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda
a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu
suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO
A PENA. E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade.
Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o
autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho
e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as
colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um
Ronaldinho “Fenômeno” do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar
atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein,
Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo. O que o futuro tem guardado
para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser
não vai acontecer sem você sendo a minha base. Pense sobre estas “regras”
sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor
seja o meu amigo e nós vamos ver até onde eu posso ir.
Fontes:
sexta-feira, 1 de abril de 2016
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Fontes:
Imagens: www.google.com.br
Cartilha: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/cartilha-ziraldo-autismo-uma-realidade.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)