quarta-feira, 20 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física na proposta de trabalho tem como objetivo integrar todas as turmas (TGD, Oficinas, Ocupacionais, SAEDE's e SPE's) em mesma atividade.




Atividade voltada a calma e ao relaxamento!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Show de Rock

Hoje dia 19/08/2014 no período vespertino, estiveram em nossa escola os músicos André Lisboa, Daniel Finardi e Márcio Rosa, que se apresentaram voluntariamente para alunos de nossa escola, dando um Show de músicas, todos vibraram com o repertório.


 Daniel Finardi, André Lisboa e Márcio Rosa

Alunos curtindo o show

O Grupo de Vivência também prestigiou

O aluno Jonathan também fez parte do show

Todos participaram


Obrigada pela iniciativa brilhante!!!


LUTO



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NAS APAEs DA REGIÃO SERRANA

OFICINA: BOCHA PARALÍMPICA 

No dia 14 de agosto de 2014, da APAE de Lages por meio do setor de Educação Física realizou-se a Oficina de Bocha Paralímpica com a orientação do professor de Educação Física Fabrício Marcelo Ribeiro Matos da APAE Lages e a colaboração da professora Karla Costa das Asdef e professores de Educação Física da APAE Lages: Luciana de Fátima Perin Marcinichen, Geni Aparecida Garcia Antunes e Mirian de Fátima de Oliveira Macedo. O evento  aconteceu na Sala de Educação Física com explanação em Power point e no Ginásio da instituição com a prática desportiva, com objetivo de apresentar aos profissionais de Educação Física da Região Serrana que atuam nas APAES à  BOCHA PARALIMPICA, como ferramenta de integração e, ainda, garimpar futuros talentos para futuras competições na Região Serrana e nos demais níveis, estavam presentes alguns alunos/atletas  das APAES da Região.

Fabrício e Karla (orientadores)

Atletas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Participantes da capacitação


“O jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora, propiciando uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação com outros alunos sem deficiência”. (CAMPEÃO 2003).


COMO SE JOGA BOCHA PARALÍMPICA?

O jogo de bocha e um jogo competitivo que pode ser praticado individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é realizada com um conjunto de bolas de bocha que consiste em seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca, em uma quadra especialmente marcada de superfície plana e lisa. A sua finalidade principal é a mesma do bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas próximas da bola-alvo. O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motor. Finalmente, a bocha é uma atividade na quais indivíduos com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteiras.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇA DO CHAPÉU

DANÇA DO CHAPÉU

A atividade desenvolvida com o grupo de Ocupacional matutino durante a aula de educação física com as professoras Mirian e Fernanda.
Objetivo: estimular a socialização, desenvolver a coordenação motora, noção espacial.
Conteúdo: Dança do chapéu.
Atividade: Os alunos ficam em circulo em pé ou sentados, um deles estará usando chapéu e ao sinal do professor ele deverá por o chapéu na cabeça do amigo do lado. O professor faz sinal que acabou o tempo e o aluno que estiver usando o chapéu vai para o meio do circulo.
Variações: os alunos podem andar de lado ou de frente enquanto passam o chapéu; o professor pode pedir que passem o chapéu para a esquerda ou direita e frente ou trás; os alunos podem dançar ou andar em duplas e quem está de chapéu (sem dupla) entrega o chapéu para um amigo trocando de lugar com o mesmo que deverá entregar o chapéu para outro amigo, pode ter dois chapéus, um para meninas e outro para meninos.
Material de apoio: chapéu, aparelho de som (para grupos de ouvintes) e espaço amplo onde os alunos possam se movimentar livremente.




A estimulação às atividades físicas juntamente com a socialização, desenvolvem a coordenação motora, desperta a percepção corporal, noção espacial, e o mais importante a socialização entre colegas.



domingo, 3 de agosto de 2014

quinta-feira, 31 de julho de 2014

PALESTRA SOBRE AUTISMO - MIGUEL HIGUERA CANCINO


AUTISMO

Nos dias 28 e 29/07/2014, no CCJ da UNIPLAC/Lages - SC, Miguel Higuera Cancino abordou em sua palestra o que é o autismo, quais são os principais mitos, os aspectos positivos, personagens famosos com autismo, autismo e inclusão. Cancino é fonoaudiólogo, mestre em Educação Superior e especialista com mais de 27 anos de experiência em Autismo, Asperger, Síndrome de Down e SDHA. É autor dos livros Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação e Meu Filho não Fala, onde relata sua experiência como profissional e pai de um autista.






O autismo foi identificado nos anos 1940 pelos médicos Leo Kanner e Hans Asperger. Obviamente é um estado que sempre existiu em todas as épocas e culturas. A partir dos estudos destes autores, outras pesquisas se seguiram no conhecimento desta síndrome. Assim, hoje os autistas são reconhecidos por características que podem se apresentar em conjunto ou isoladamente. Apresentam isolamento mental, daí o nome autismo. Esse isolamento despreza, exclui e ignora o que vem do mundo externo. Possuem uma insistência obsessiva na repetição, com movimentos e barulhos repetitivos e estereotipados, adotam elaborados rituais e rotinas, têm fixações e fascinações altamente direcionadas e intensas, apresentam escassez de expressões faciais e gestos, não olham diretamente para as pessoas, têm uma utilização anormal da linguagem, apresentam boas relações com objetos e apresentam ansiedade excessiva.
A inclusão social dos autistas depende de um trabalho integrado com a família e o mais importante a informação.
FONTE:
http://www.centrodynamis.com.br