quinta-feira, 21 de agosto de 2014

GRUPO DE VIVÊNCIA - LITERATURA: BAÚ DE HISTÓRIAS - FLAUTISTA DE HAMELIN


O Grupo de Vivência da APAE/Lages estiveram dia 12/08/2014 às 15 horas no SESC, em uma apresentação teatral, onde foram abordados princípios morais bem significativos.
Baú de Histórias: Flautista de Hamelin conta que um flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e sobre a importância de cumprir os tratos feitos.
Apresentada pela Trip Teatro de Animação de Rio do Sul/ SC.





Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer. 
(Carlos Drummond de Andrade)



21 a 28 de Agosto - SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA DE IGUALDADE E DE OPORTUNIDADES PARA TODOS!


Por igualdade de oportunidades, entendemos o direito de possuirmos as mesmas coisas, embora a complexidade pela discriminação ainda predominante, devido a raça, sexo, profissões ou condições de deficiência. Admitindo igualdade de oportunidades, dizemos não à discriminação e incentivamos o acesso e garantia de inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas como, saúde, educação, assistência social, trabalho, lazer, acessibilidade na comunicação e informação, reconhecimento à igualdade perante à lei e outros. Porém, com mudanças de atitudes, envolvimento e compromisso de todos, pessoas com deficiência, suas famílias, profissionais, amigos e sociedade. (Fabiana Maria das Graças Soares Oliveira)







Assim, sendo, lutamos pelo acesso pleno e sem barreiras. Nessa perspectiva, independentemente da deficiência ou dos comprometimentos dela decorrentes, nenhum direito deve ser negado. (Fabiana Maria das Graças Soares Oliveira)

Fontes: http://www.apaebrasil.org.br/artigo.phtml?a=23511


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física na proposta de trabalho tem como objetivo integrar todas as turmas (TGD, Oficinas, Ocupacionais, SAEDE's e SPE's) em mesma atividade.




Atividade voltada a calma e ao relaxamento!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Show de Rock

Hoje dia 19/08/2014 no período vespertino, estiveram em nossa escola os músicos André Lisboa, Daniel Finardi e Márcio Rosa, que se apresentaram voluntariamente para alunos de nossa escola, dando um Show de músicas, todos vibraram com o repertório.


 Daniel Finardi, André Lisboa e Márcio Rosa

Alunos curtindo o show

O Grupo de Vivência também prestigiou

O aluno Jonathan também fez parte do show

Todos participaram


Obrigada pela iniciativa brilhante!!!


LUTO



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NAS APAEs DA REGIÃO SERRANA

OFICINA: BOCHA PARALÍMPICA 

No dia 14 de agosto de 2014, da APAE de Lages por meio do setor de Educação Física realizou-se a Oficina de Bocha Paralímpica com a orientação do professor de Educação Física Fabrício Marcelo Ribeiro Matos da APAE Lages e a colaboração da professora Karla Costa das Asdef e professores de Educação Física da APAE Lages: Luciana de Fátima Perin Marcinichen, Geni Aparecida Garcia Antunes e Mirian de Fátima de Oliveira Macedo. O evento  aconteceu na Sala de Educação Física com explanação em Power point e no Ginásio da instituição com a prática desportiva, com objetivo de apresentar aos profissionais de Educação Física da Região Serrana que atuam nas APAES à  BOCHA PARALIMPICA, como ferramenta de integração e, ainda, garimpar futuros talentos para futuras competições na Região Serrana e nos demais níveis, estavam presentes alguns alunos/atletas  das APAES da Região.

Fabrício e Karla (orientadores)

Atletas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Demonstrações e práticas

Participantes da capacitação


“O jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora, propiciando uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação com outros alunos sem deficiência”. (CAMPEÃO 2003).


COMO SE JOGA BOCHA PARALÍMPICA?

O jogo de bocha e um jogo competitivo que pode ser praticado individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é realizada com um conjunto de bolas de bocha que consiste em seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca, em uma quadra especialmente marcada de superfície plana e lisa. A sua finalidade principal é a mesma do bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas próximas da bola-alvo. O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motor. Finalmente, a bocha é uma atividade na quais indivíduos com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteiras.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇA DO CHAPÉU

DANÇA DO CHAPÉU

A atividade desenvolvida com o grupo de Ocupacional matutino durante a aula de educação física com as professoras Mirian e Fernanda.
Objetivo: estimular a socialização, desenvolver a coordenação motora, noção espacial.
Conteúdo: Dança do chapéu.
Atividade: Os alunos ficam em circulo em pé ou sentados, um deles estará usando chapéu e ao sinal do professor ele deverá por o chapéu na cabeça do amigo do lado. O professor faz sinal que acabou o tempo e o aluno que estiver usando o chapéu vai para o meio do circulo.
Variações: os alunos podem andar de lado ou de frente enquanto passam o chapéu; o professor pode pedir que passem o chapéu para a esquerda ou direita e frente ou trás; os alunos podem dançar ou andar em duplas e quem está de chapéu (sem dupla) entrega o chapéu para um amigo trocando de lugar com o mesmo que deverá entregar o chapéu para outro amigo, pode ter dois chapéus, um para meninas e outro para meninos.
Material de apoio: chapéu, aparelho de som (para grupos de ouvintes) e espaço amplo onde os alunos possam se movimentar livremente.




A estimulação às atividades físicas juntamente com a socialização, desenvolvem a coordenação motora, desperta a percepção corporal, noção espacial, e o mais importante a socialização entre colegas.