sexta-feira, 22 de maio de 2015

SALAS AMBIENTES TURMA DE SPE: OCUPACIONAIS

           Com a dinamicidade das práticas estabelecidas na educação especial, esta visão modificou-se, o que contribuiu no sentido de rever e reverter posturas em direção a um caminho de reconstrução, proporcionando a descoberta de habilidades e potencialidades nunca antes percebidas ou acreditadas nos sujeitos. Com o objetivo de mudar a realidade dos educandos com deficiência mental e/ou múltiplas maiores de 17 anos das turmas de SPE-OCUPACIONAL, propondo o rompimento com a passividade e a baixa estima foi implantado o rodízio entre estas turmas. Foram estruturadas três salas ambientes: Comunicação, Artesanato e Gestão. Tendo como objetivo geral; possibilitar o desenvolvimento das habilidades do educando, através de atividades significativas que contribuam para sua realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima, tornando-o parte integrante de uma sociedade. 
O Currículo Funcional Natural é a teoria em que se embasam para as atividades em salas ambientes, método desenvolvido nos Estados Unidos para garantir a autonomia da pessoa com deficiência. O nome é extenso, mas a aplicação gera ótimos resultados. O Currículo Funcional Natural (CFN), que chegou ao Brasil há cerca de 20 anos, tem como objetivo tornar o deficiente intelectual bem sucedido em todas as tarefas que desenvolve. Um dos componentes mais importantes dessa abordagem é a sua filosofia: tratar a pessoa com deficiência como a qualquer outra pessoa. Essa é prerrogativa primordial dessa proposta de trabalho: focar na pessoa e não na deficiência.
                Os objetivos desse currículo é preparar para a vida: promover a autonomia; dar as pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade. De acordo com Dra. LeBlanc O Currículo Funcional está dividido em dois conceitos: Funcional e Natural.
               Funcional: no sentido de que as habilidades (objetivos) que serão ensinados e tenham função para a vida, que possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo. O aluno poderá utilizar as atividades aprendidas em sua própria vida, contribuir em sua família e comunidade. Assim, não deveria ensinar, gastando da energia do aluno para aprender coisas que não tem significado para a sua vida.
              Natural: está relacionado ao ato de ensinar. Às situações de ensino, materiais selecionados e procedimentos utilizados, bem como à lógica na execução das atividades. A proposta do Currículo Funcional Natural (CFN) é que se busquem sempre situações contextualizadas, relacionadas com a vida, que se afaste ao máximo de situações mecânicas que dificultam a compreensão do aprendiz, estão desconectadas da vida e não tem sentido. A idéia é ensinar as habilidades naturais nas situações nas quais elas naturalmente seriam ensinadas a qualquer pessoa.
Assim temos SALA AMBIENTE ARTESANATO organizada com materiais reciclados que oferece uma ocupação terapêutica e prazerosa, tendo em vista que essa clientela apresenta deficiência intelectual de moderada a severa e múltipla; mas com direitos a serem garantidos também na educação especial.  E na SALA AMBIENTE COMUNICAÇÃO é favorecido o mundo da comunicação que é essencial para vida do ser humano, afim de seus relacionamentos com o eu e o mundo, sendo que a comunicação ocorre de diversas maneiras: fala, escrita, linguagem gestual e corporal. E na SALA AMBIENTE GESTÃO proporciona-se ao educando uma independência, estimulando o alcance de níveis de desenvolvimento nas atividades de A.V.D (Atividades de Vida Diária) e A.V.P (Atividades de Vida Prática), com reflexos para sua vida em comunidade.
            O papel do professor é estabelecer as metas funcionais, buscar as situações naturais para ensinar e buscar parceria com as famílias. De acordo com a autora do livro Currículo Funcional Natural Maryse Suplino (2009), o professor é a figura determinante para o avanço dos alunos. Quando ele estabelece metas, se compromete com elas, no sentido de que seu aluno logre o que foi estabelecido e acredita no aluno, não tem como o aluno não avançar. Quando se fala em Currículo Funcional Natural, se faz necessário pensar em plano individualizado de ensino. Nada mais lógico, o que é funcional para uma pessoa, não é necessariamente para outra.

       Rosângela Aparecida de Bairros - Coordenadora Pedagógica APAE Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário