terça-feira, 2 de junho de 2015

I º SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS - APAE/LAGES - SC

APAE de Lages tem a honra de convidá-lo para o Iº Seminário de Prevenção de Deficiências, que se realizará dia 26 de junho de 2015.



PROGRAMAÇÃO

MATUTINO

8:00 - 8:45- Credenciamento e Coffe Break
8:45 - 9:00- Abertura Oficial -Apresentação Coral Alternativo Apae de Lages
9:15 – 11:45DRº RUI FERNANDES PILOTTO
Doutor em Genética- Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde das APAES
11:45 - 13:00- Intervalo Almoço

VESPERTINO
13:00—13:30 – Abertura
Apresentação Orquestra da Alam

13:30 - 15:00-  BEATRIZ NAVARRO-
Enfermeira, Gerente e Consultora Clinica da América Latina
Palestra: “Você já ouviu falar sobre Mucopolissacaridose”

15:00 - 16:00 –DRª MARIA CRISTINA SUBTIL
Pediatra e Coordenadora Curso de Medicina Uniplac
Palestra: Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor 0 a 5 anos

16:00 - 17:00 – DRª CAROLINA GOSS FONTANELLA
Ginecologista e Obstetra
Palestra: Planejamento Familiar - Acompanhamento Pré, Peri, Pós-Natal

17:00 – Encerramento e Coffe Break



Local: TEATRO UNIFACVEST
Rua: Marechal Floriano, 947, Centro, Lages – SC

INSCRIÇÕES GRATUITAS
Vagas Limitadas
Certificados serão enviados no email da inscrição.



DADOS PARA INSCRIÇÃO:
Para fazer a inscrição é necessário mandar um email contendo:
·       Nome Completo (sem abreviações);
·       CPF;
·      Telefone fixo e celular;
·       Formação;
·       Local de trabalho;
·       Cargo que exerce;
·       Email: (para receber o certificado).

Sua presença é muito importante!


terça-feira, 26 de maio de 2015

OLIMPÍADAS DAS APAE’S

A delegação da APAE/Lages composta por 19 atletas participou da 13ª Olimpíadas das APAE’s na cidade de Correia Pinto, de 21 a 23 de maio de 2015. Competiram nas modalidades de futsal, atletismo, tênis de mesa e bocha paralimpica. Conquistaram 20 medalhas, sendo:
·         07 medalhas de 1º Lugar;
·         09 medalhas de 2º Lugar;
·         04 medalhas de 3º Lugar.
Com este resultado a delegação tornou-se Campeã Geral da competição.

Vale ressaltar que esta competição foi uma seletiva para as Olimpíadas Estaduais das APAE’s que acontecerá em setembro na cidade de Criciúma.




 Parabéns aos participantes!


sexta-feira, 22 de maio de 2015

A APAE DE LAGES COMO MEDIADORA NA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO MERCADO DETRABALHO

A APAE-Lages possui um programa de capacitação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social visando à preparação, acompanhamento e orientação dos alunos: através de currículos, entrevistas e processos seletivos, apresentação pessoal, relacionamento interpessoal no trabalho, direitos e deveres dos trabalhadores.
O programa Mercado de Trabalho consiste em preparar a pessoa com deficiência para um posto de trabalho mediante a assistência pessoal de um psicólogo, terapeuta ocupacional e pedagogo. Esta equipe analisa o potencial e o perfil da Pessoa com deficiência desempregada e os compara com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, facultando encontrar ou criar uma vaga que beneficie os dois lados.
Durante o processo de adaptação no trabalho do aluno a APAE continua realizando apoio ao setor de recursos humanos da empresa contratante fazendo acompanhamento através de contatos e visitas a fim de solucionar possíveis adaptações e ajustes com o objetivo de garantir a permanência e sucesso na função bem como orientação individual ao candidato incluído na empresa com objetivo de discutir e orientar sobre situações vivenciadas no dia-a-dia do trabalho e disponibilizar informações para uma atuação assertiva.
É importante o apoio aos familiares, envolvendo-os durante todo o processo de Inclusão da Pessoa com deficiência no mercado de trabalho; para sanar dúvidas e orientações diversas, principalmente quanto à função protetiva da família que pode prejudicar ou dificultar o momento do encaminhamento ao trabalho.
Mantemos parcerias com algumas empresas em que já foram inseridos em torno de 25 alunos para o quadro de vagas dentre as quais citamos: Supermercados Bistek, Martendal, Angeloni e Myatã, Zanoello, Planalto Confecções, Havan, Disauto, Droga Raia; entre outras.

Cristina Paim Breschär - Coordenadora Pedagógica APAE Lages

SALAS AMBIENTES TURMA DE SPE: OCUPACIONAIS

           Com a dinamicidade das práticas estabelecidas na educação especial, esta visão modificou-se, o que contribuiu no sentido de rever e reverter posturas em direção a um caminho de reconstrução, proporcionando a descoberta de habilidades e potencialidades nunca antes percebidas ou acreditadas nos sujeitos. Com o objetivo de mudar a realidade dos educandos com deficiência mental e/ou múltiplas maiores de 17 anos das turmas de SPE-OCUPACIONAL, propondo o rompimento com a passividade e a baixa estima foi implantado o rodízio entre estas turmas. Foram estruturadas três salas ambientes: Comunicação, Artesanato e Gestão. Tendo como objetivo geral; possibilitar o desenvolvimento das habilidades do educando, através de atividades significativas que contribuam para sua realização pessoal e maior autonomia, sobretudo resgatar sua auto-estima, tornando-o parte integrante de uma sociedade. 
O Currículo Funcional Natural é a teoria em que se embasam para as atividades em salas ambientes, método desenvolvido nos Estados Unidos para garantir a autonomia da pessoa com deficiência. O nome é extenso, mas a aplicação gera ótimos resultados. O Currículo Funcional Natural (CFN), que chegou ao Brasil há cerca de 20 anos, tem como objetivo tornar o deficiente intelectual bem sucedido em todas as tarefas que desenvolve. Um dos componentes mais importantes dessa abordagem é a sua filosofia: tratar a pessoa com deficiência como a qualquer outra pessoa. Essa é prerrogativa primordial dessa proposta de trabalho: focar na pessoa e não na deficiência.
                Os objetivos desse currículo é preparar para a vida: promover a autonomia; dar as pessoas com deficiência condições de serem produtivas e estarem incluídas em sociedade. De acordo com Dra. LeBlanc O Currículo Funcional está dividido em dois conceitos: Funcional e Natural.
               Funcional: no sentido de que as habilidades (objetivos) que serão ensinados e tenham função para a vida, que possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo. O aluno poderá utilizar as atividades aprendidas em sua própria vida, contribuir em sua família e comunidade. Assim, não deveria ensinar, gastando da energia do aluno para aprender coisas que não tem significado para a sua vida.
              Natural: está relacionado ao ato de ensinar. Às situações de ensino, materiais selecionados e procedimentos utilizados, bem como à lógica na execução das atividades. A proposta do Currículo Funcional Natural (CFN) é que se busquem sempre situações contextualizadas, relacionadas com a vida, que se afaste ao máximo de situações mecânicas que dificultam a compreensão do aprendiz, estão desconectadas da vida e não tem sentido. A idéia é ensinar as habilidades naturais nas situações nas quais elas naturalmente seriam ensinadas a qualquer pessoa.
Assim temos SALA AMBIENTE ARTESANATO organizada com materiais reciclados que oferece uma ocupação terapêutica e prazerosa, tendo em vista que essa clientela apresenta deficiência intelectual de moderada a severa e múltipla; mas com direitos a serem garantidos também na educação especial.  E na SALA AMBIENTE COMUNICAÇÃO é favorecido o mundo da comunicação que é essencial para vida do ser humano, afim de seus relacionamentos com o eu e o mundo, sendo que a comunicação ocorre de diversas maneiras: fala, escrita, linguagem gestual e corporal. E na SALA AMBIENTE GESTÃO proporciona-se ao educando uma independência, estimulando o alcance de níveis de desenvolvimento nas atividades de A.V.D (Atividades de Vida Diária) e A.V.P (Atividades de Vida Prática), com reflexos para sua vida em comunidade.
            O papel do professor é estabelecer as metas funcionais, buscar as situações naturais para ensinar e buscar parceria com as famílias. De acordo com a autora do livro Currículo Funcional Natural Maryse Suplino (2009), o professor é a figura determinante para o avanço dos alunos. Quando ele estabelece metas, se compromete com elas, no sentido de que seu aluno logre o que foi estabelecido e acredita no aluno, não tem como o aluno não avançar. Quando se fala em Currículo Funcional Natural, se faz necessário pensar em plano individualizado de ensino. Nada mais lógico, o que é funcional para uma pessoa, não é necessariamente para outra.

       Rosângela Aparecida de Bairros - Coordenadora Pedagógica APAE Lages

SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – SPE

                A educação especial passou por vários momentos ao longo da história, com várias concepções de mundo, de homem, de aprendizagem e sobre deficiências. Neste momento se faz necessário repensar os serviços de educação especial para atender ás demandas da sociedade vigente e os novos encaminhamentos das políticas públicas.
                Com a Política de Educação Especial do Estado de santa Catarina, aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE no dia 24 de abril de 2006, referendada pela Resolução nº 112, de 12 de dezembro de 2006, do Conselho Estadual de Educação, e homologada pelo Decreto nº 4.490, de 15 de dezembro de 2006, da Secretaria de estado da educação, a FCEE implanta, em articulação com as diferentes Secretarias Setoriais de Estado, diferentes programas de atendimento às pessoas com deficiência.
              O Programa Pedagógico, dinamizado por meio de ações e projetos, estabelece diretrizes para qualificar o processo ensino e aprendizagem dos alunos da educação especial matriculados na rede regular de ensino, ou para aqueles que, por apresentarem deficiência intelectual com severos comprometimentos cognitivos, mesmo em idade escolar, freqüentam exclusivamente a entidade APAE.
               Este Serviço prevê o atendimento de educandos na faixa de 04 a 17 anos, buscando ressignificar o papel do atendimento pedagógico nas entidades especializadas que atendem pessoas com deficiências associadas à deficiência intelectual com severos comprometimentos cognitivos e/ou múltiplo.
               Pressupõe que aprendizagem e desenvolvimento articulam-se num movimento constante, não existindo de forma independente, é a aprendizagem que promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a estrutura de pensamento e a elaboração de conceitos as quais, formam-se e/ou tornam-se possíveis na interação, na dialética, na troca de experiências. 
               A proposta de encaminhamento metodológico tem como fundamento a perspectiva histórico-cultural e os princípios da Teoria da Atividade, os planejamentos são organizados para possibilitar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, considerando o contexto histórico cultural e social, as diferentes possibilidades, ritmos e experiências. Nesta abordagem, o trabalho é conduzido de forma não comparti mentalizada dos conhecimentos, possibilitando, assim, a relação dos conceitos cotidianos com os conceitos científicos.
                Dessa forma, manter-se-á a organização dos grupos de trabalho estabelecendo como critério a faixa etária, a não seriação e a heterogeneidade, considerando que os sujeitos possuem diferentes possibilidades, ritmos e experiências, e que a vivencia, a troca e ação entre esses sujeitos oportunizem a elaboração de diferentes conceitos, trabalhando com a estrutura do pensamento e, consequentemente, a apropriação de diferentes saberes. Levando em conta a diversidade existente em grupos de trabalho, bem como as especificidades de cada sujeito, é de fundamental importância organizar serviços que visem potencializar as áreas defasadas.

Rosângela Aparecida de Bairros - Coordenadora Pedagógica APAE Lages

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dia do Trabalhador

Na sexta-feira dia 08 de maio, na sede Pinheirinho foi comemorado o dia do trabalhador. Os alunos tiveram momentos de descontração, atividades de recreação, dança, futebol de campo e voleibol.

Foi servido almoço e logo após foi cantado parabéns e servido o bolo do dia do trabalhador.



Um dia diferente e muito agradável!


segunda-feira, 11 de maio de 2015

PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS


Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar sequelas mais graves.

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.
O exame, que dura em média três minutos, consiste em colocar um feixe de luz em direção ao olho do bebê, em uma distância superior a 30 cm. O médico então irá observar o reflexo das pupilas. O reflexo em uma criança com visão normal tem coloração avermelhada, é homogêneo e simétrico. Essa coloração avermelhada significa que o eixo óptico está livre, permitindo a entrada e saída de luz através da pupila. Caso o reflexo não seja vermelho ou o responsável pelo exame esteja em dúvidas sobre o diagnóstico, é importante que um oftalmologista seja consultado. O equipamento utilizado nesse exame recebe o nome de oftalmoscópio.
Para bebês prematuros com peso inferior a 1,5 kg e/ou que nasceram até 32 semanas, existe uma recomendação especial. O primeiro teste do olhinho deve ser realizado entre a quarta e a sexta semana de vida do bebê. O objetivo principal do exame é detectar a retinopatia da prematuridade. O exame deverá ser repetido até que toda a retina esteja vascularizada.
O teste do olhinho diagnostica doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia na prematuridade, infecções, traumas de parto, tumores e cegueira. Nesse exame também é observado o estrabismo. O teste é importante, pois o tratamento precoce de algumas dessas doenças pode permitir o desenvolvimento normal da visão do bebê.
Diferentemente do teste do pezinho, esse teste não é garantido por lei em todos os estados brasileiros. Entretanto, é obrigatório o pagamento do teste por planos de saúde desde 2010.

Conheça um pouco mais sobre as principais doenças detectadas no teste do olhinho:
Catarata Congênita: O cristalino torna-se opaco, dificultando assim a visão. É a principal causa de cegueira na infância. A catarata congênita está frequentemente associada a algumas doenças genéticas, tais como galactosemia e síndrome de Down.


- Glaucoma Congênito: é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Normalmente, a criança com glaucoma congênito perde o brilho da região da íris e desenvolve um aumento do volume do globo ocular.



- Retinopatia da Prematuridade: Nessa doença ocorre uma proliferação anormal de vasos sanguíneos da retina, atingindo principalmente bebês prematuros. Juntamente ao glaucoma congênito, é uma das maiores responsáveis pela cegueira infantil.
- Retinoblastoma: É um tumor maligno comum na infância, causado por uma mutação. É importante o acompanhamento, pois esse tumor pode não ficar restrito ao olho.


Obrigatoriedade do Exame
Não existe uma lei federal. Apenas alguns estados brasileiros possuem leis que garantem o exame "Teste do Olhinho" em hospitais e maternidades públicas e privadas. Dentre eles estão: Bahia, Distrito Federal (Brasília), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.
Planos de Saúde - desde junho de 2010 é obrigatório aos planos de saúde o pagamento para a realização do Teste do Olhinho.
SUS - o Sistema único de Saúde diz que está garantida a realização do exame em todos os municípios participantes da Rede Cegonha, porém, atualmente menos de 50% dos municípios estão na Rede Cegonha.
Vídeo do Teste do Olhinho

Fontes:
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=L2ifVJ70fJg
Imagens: www.google.com.br